MISSÃO SENEGAL



  Atualmente a Igreja Assembléia de Deus de Passo Fundo está engajada em um projeto missionário, onde contribui no sustento de 10 missionários no continente africano, e 03 missionários na Índia. Entre todos os trabalhos desenvolvidos, queremos fazer nesta edição um breve relato do chamado, da caminhada, e o trabalho desenvolvido no Senegal – África, pela missionária Ana Paula Oliveira, talvez, através desta, Deus desperte em seu coração a chama do IDE, que impulsionou essa serva do Senhor a deixar sua vida em segundo plano, e optou em gastar seus dias no amparo, e dedicação a esse povo africano tão sofrido, mostrando-lhes que em Jesus Cristo há salvação.
Seu chamado missionário aconteceu quando tinha 14 anos. Em 1997, chegou ao Senegal, trabalhando 03 anos em Dakar, capital do Senegal, local onde foi fundada uma igreja no bairro de Dalifort. No ano de 2000 partiu para Kedougou, uma cidade a 700km de Dakar (a ultima cidade do Senegal, fazendo fronteira com Mali e Guiné Conacri). Por fazer parte da região do deserto do Saara, o clima é extremamente quente. Conta com a estação das chuvas de três meses, o índice de analfabetismo é de 70%. É um lugar de muita pobreza, não tem emprego, por falta de empresas ou indústrias. Na época da chuva todos cultivam, três meses após a colheita já comeram tudo, pois não tem como investir para uma colheita que os supra durante o ano. O descaso com a educação gera uma população sem formação e com poucas ambições. O grande objetivo é ser um grande feiticeiro e depois migrar para a Europa onde ganham muito dinheiro e sustentam as famílias que ficam.
            Espiritualmente é o berço do islamismo no Senegal, ali, entrou o islã com a guerra santa, vindo do norte da África e obrigando a conversão da população e se fortaleceu com o domínio Pular, etnia que luta por uma unificação islâmica no país e no mundo. Entretanto, foi onde foi fundada a primeira igreja Assembléia de Deus no país, por um missionário americano Chamado Bitler, em 1957, que levou quase a totalidade da cidade aos pés de Cristo. Com sua morte, em 1969, todos ficaram decepcionados e com a falta de missionário substituto, foram se voltando para o islã e animismo. Desde então a igreja luta contra forças muito pesadas para sobreviver, a oposição é grande, espiritual e mesmo da população composta por maioria pular. Com a agravante de estar a 702 km da capital, o custo de vida mais alto, ha dificuldade em encontrar o básico para viver. Esta cidade se tornou um desafio para pastores e missionários.
                      
O Departamento de Missões ADPF agradecem a todos quanto contribuem com essa obra de amor. E se caso, você ainda não contribui com esse projeto, e a partir de agora gostaria de ser um colaborador, entre em contato com a Igreja Assembléia de Deus pelo telefone (54) 3312-3680. Que Deus vos abençoe!